domingo, 14 de agosto de 2016

Neste Brasil olímpico

Ninguém acena
Macambúzios imagem e semblante do interino. A assunção do poder – querida e autopromovida – não lhe dá os louros da conquista. Assim demonstra-o sua imagem.

Não espera uma carta como o Coronel de Gabriel Garcia Márquez (Ninguém Escreve ao Coronel). Mas, certamente, um aceno de governante estrangeiro ao seu governo. 

Aceno que lhe propiciaria uma propaganda de que reconhecido além de golpista. 

Vive a crueldade de – servindo a quem serve – nem mesmo dele encontrar o aceno de que tanto carece.

Tudo escancarado ficou na humilhante presença na abertura dos Jogos do Rio de Janeiro, onde nem citado foi na condição exercida. Como observou a TV suíça um fato inédito: a não citação do nome do governante constitui-se circunstância inédita em 120 anos de existência dos Jogos modernos.

E, didática, mais acusou a TV suíça: as vaias com que agraciado eram esperadas e sua imagem não foi exibida no telão enquanto ensaiou fala (para que não fosse imediatamente reconhecido) o que não impediu – ainda que sua voz soasse por ‘apenas alguns segundos’ – à estrepitosa vaia que correu mundo.

Decididamente – essa a mágoa que o faz sofrer – ninguém acena ao interino.

Só critica
Não bastassem os revezes externos à sua imagem nem mesmo é dispensado de comentários ácidos – e edificantes – como o da Al Jazeera.

                     

Tudo traçado
Neste espaço nunca nos demos por convencido de que o golpe não se materializaria no Senado. Tanto o dinheiro em jogo – trilhões do pré-sal e mais – nos assegurava a certeza.

A semana comprovou.

Ousamos outra afirmação: Eduardo Cunha não será cassado.

Contradições
Em Itabuna – repetindo manifestações em outros lugares – magistrados e advogados trabalhistas criticam o desmonte da Justiça do Trabalho.

Em meio aos manifestantes inúmeros que defendem o governo interino.

OAB lança “A Saúde na UTI”, movimento por mais recursos para a Saúde/SUS.

A mesma OAB e líderes que são contra a CPMF.

Recado
“Acima de tudo, a delação tem que ser um ato espontâneo. Não cabe prender uma pessoa para fragilizá-la para obter a delação. A colaboração, na busca da verdade real, deve ser espontânea, uma colaboração daquele que cometeu um crime e se arrependeu dele”.

Do ministro do STF, Marco Aurélio

Blindagem
Janot estaria ampliando as investigações a partir da Lava Jato. Alcançando PMDB e PP. 

PSDB permanece de fora, ainda que Nestor Cerveró tenha dito com todas as letras haver o partido se beneficiado de uma propina de US$ 100 milhões desviados da Petrobras na compra de uma petrolífera argentina no governo FHC.

Mais que oportuna a charge de Pataxó.

vazou, moro.jpg

Pedindo
FHC – denuncia Maurício Dias, na Carta Capital – teria pedido ao chefe do clã, Emílio Odebrecht, por Serra e Aécio ficarem de fora da delação premiada anunciada.

Comovente e sincera
O olhar triste da menina vencedora no judô traduz o que sofreu nesses anos todos.

Inclusive por ser vítima de preconceito e discriminação. 

De uma outra medalha é vencedora: respeito e sinceridade. Não esqueceu de quem contribuiu para a fama conquistada.

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário